Sindsep e Fetamce lançam campanha contra o assédio moral em Caucaia

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caucaia (Sindsep) e a Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Ceará (Fetamce) lançam em Caucaia  a campanha “Assédio Moral – Eu digo não!”. A iniciativa tem como objetivo conscientizar e combater as modalidades de assédio moral presentes nos espaços de trabalho.

“Ações como esta podem ajudar as pessoas a descobrirem o significado da expressão ‘assédio moral’, para que possam então combater e denunciar”, afirmou a presidente da Fetamce, Enedina Soares.

Conforme a presidente do Sindsep, Maria Santos, “o combate ao assédio moral é infelizmente uma necessidade em Caucaia. Estamos recebendo diversas denúncias e não podemos nos calara diante de tal problemática”, explica. Ela lembra que visitas aos locais de trabalho integram a mobilização e já foram iniciadas.

Com a campanha, o sindicato intensifica a luta pela manutenção de um ambiente de trabalho saudável, com relações interpessoais saudáveis, voltado à proteção do trabalhador. “Não admitimos os excessos cometidos contra os servidores e agiremos para que os responsáveis sejam punidos”, registra Enedina Soares.

Reconhecendo o Assédio

Entre as principais reclamações dos trabalhadores estão transferir o funcionário de setor para isolá-lo ou colocá-lo de castigo, fazer brincadeiras de mau gosto ou críticas ao trabalhador em público, atribuir erros imaginários ao trabalhador, ou dar-lhe instruções erradas, com o fim de prejudicá-lo, submete-lo a humilhações públicas e em particular, impor horários injustificados, forçar sua demissão, proibir de ir ao banheiro, entre outros.

A denúncia pode ser feita nos sindicatos, no MPT ou no Ministério do Trabalho e Emprego, entre outros. As entidades sindicais promotoras da iniciativa recomendam que antes de denunciar o servidor reúna gravações, fotos ou documentos para mostrar que foi assediado, além de buscar testemunhas.

Veja o folder da campanha abaixo:
Folder_Assedio_Moral
Vídeo mostra como se manifesta o assédio moral: