Sindsep negocia com Prefeitura de Caucaia o pagamento de progressões, convocação da seleção 2019 e auxílios para servidores

Negociações importantes para os servidores públicos de Caucaia foram realizadas nesta quarta-feira (12/2) em mais uma reunião do Sindsep com a Prefeitura Municipal. A primeira delas se refere ao pagamento das progressões que, segundo o secretário de Finanças, Marcos Mota, está autorizado pelo prefeito Naumi Amorim.

A pauta, que contempla profissionais de diferentes níveis e áreas de atuação, será tratada diretamente pelas secretarias. Cada pasta deverá encaminhar à Secretaria de Administração uma relação com os nomes dos servidores que têm direito ao benefício. O pagamento é tanto para progressão horizontal quanto vertical.

“Essa é uma reivindicação que sempre temos feito por ser um direito dos nossos servidores. Agora, que está nas mãos dos secretários, o sindicato vai estar em cada pasta para exigir rapidez no envio desses nomes e para que o pagamento, finalmente, seja efetuado”, avaliou a presidenta do Sindsep Caucaia, Maria Santos.

A segunda negociação trata da convocação dos candidatos aprovados em seleção pública de núcleo gestor das escolas municipais, realizada em 2019. Segundo a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Camila Bezerra, um cronograma com as convocações será anunciado até o final da próxima semana. “O sindicato espera que o prazo seja cumprido”, ressalta Maria.

Avaliado pelo Sindsep como um outro avanço, a secretaria de Finanças assumiu o compromisso de apresentar, na próxima reunião de negociação, um estudo de impacto financeiro para a implementação dos auxílios de alimentação e transporte destinados aos servidores que trabalham oito horas por dia.

“A pauta contempla profissionais de todas as secretarias do município. É uma solicitação do sindicato por entender que se trata de um direito básico de qualquer trabalhador. A gestão precisa responder a isso. Esse estudo já é o início do caminho”, destacou a secretária de Finanças do Sindsep, Enedina Soares.

Ainda pendente de pagamento, referente ao ano de 2019, o sindicato cobrou da gestão municipal que cumpra com o reajuste de 2,17% dos professores. Também foi reivindicada a aplicação dos recursos referentes ao Precatório do FUNDEF, que já disponível para a Prefeitura. Destes, 60% deve ser destinado ao Magistério e 40 % investido na Educação e remuneração de demais funcionários.

“Cobramos a urgência desses pagamentos que são direitos dos servidores públicos que fazem a educação de Caucaia. A prefeitura tem que cumprir o que está na Lei. Não é favor e seguimos exigindo enquanto entidade respeito e valorização da categoria”, destacou Maria Santos.

A reunião foi encerrada com o esvaziamento do secretariado presente. Vale ressaltar que o Sindsep Caucaia se recusou, por orientação de seus advogados, a assinar a ata do encontro, tendo em vista que a mesma não refletia todas as pautas discutidas. Uma nova mesa de negociação está agendada para 5 de março, onde serão tratadas diversas outras pautas de negociação.

Estiveram presentes a vice-presidenta do Sindsep, Karla Bessa, a secretaria Geral, Catarina Lima e os advogados da entidade, Deodato Ramalho e Pedro Diógenes Cavalcante. Também participaram a secretária de Administração da Prefeitura de Caucaia, Luciana Amorim, e o Procurador-Geral Adjunto do município, Uedson Silva.