Assembleia da educação debate primeiros resultados das negociações com a Prefeitura

Em assembleia geral realizada na tarde da última segunda-feira, 13 de fevereiro, os servidores da educação de Caucaia deliberaram sobre as respostas da gestão municipal às demandas da categoria protocoladas pelo Sindicato dos Servidores Municipais de Caucaia – Sindsep.

O primeiro ponto debatido foi a proposta de reajuste 7,64% para o magistério, com retroativo a janeiro. A medida foi aprovada pela base e o sindicato buscará junto a gestão que o retroativo não seja parcelado em duas vezes, como propõe a prefeitura

Já a proposta sobre as progressões horizontais e vertical, também foi aprovada, com o encaminhamento de que seja buscado o pagamento das progressões horizontais, sendo uma no primeiro semestre e outra no segundo. A sugestão da Secretaria de Educação foi de contemplar 101 professores com a progressão vertical, que é a mudança de nível. Estes haviam dado entrada em processos ao longo do tempo e não haviam sido contemplados. E para a progressão horizontal especificamente do magistério, o município diz que vai concluir a análise de impacto financeiro da medida e a quitação da demanda deve ser anunciada ainda neste semestre, através da comissão gestão de carreira.

A secretária de educação, Lindomar Soares, marcou presença no evento para responder às dúvidas dos servidores sobre o Calendário letivo e 2017.

Mas a categoria rejeitou novamente o calendário apresentado pela gestora com 5 sábados letivos. A proposta do sindicato foi que esses 5 dias letivos fossem colocados para janeiro do ano que vem.

Conforme o Sindsep, a deliberação pela rejeição do sábado letivo considera que a carga-horaria dos profissionais do magistério, de 20hs e 40hs, já é bastante extenuante e que já houve uma luta muito árdua para não ter expediente nestes dias em Caucaia.

Além da pauta do calendário, Lindomar avisou que os salários dos contratados serão  pagos ainda nesta semana. Falou também das mudanças curriculares, do fechamento de anexos sem condições de funcionamento e das mudanças para P1 e P2. Por fim, a secretária disse que a gestão terá uma olhar diferente para a séries iniciais, priorizando a educação infantil e as creches.

Sobre a reforma da previdência o sindicato informou que prepara um novo seminário para tratar da proposta e fortalecerá as ações previstas para o dia 8 de março, dentro da programação da parada internacional das mulheres. A entidade também convocou os trabalhadores para o dia 15 de março, que é paralisação geral da classe contra as reformas trabalhista e da previdência.

A atividade abriu espaço ainda para o momento de solidariedade a Delania Oliveira, de 28 anos, que foi diagnóstica com a síndrome de Arnold-Chiari. A doença causa dor cervical, dor de cabeça intensa, fraqueza muscular, dormência ou alteração da sensibilidade nos membros e dificuldade de equilíbrio. A evolução é rápida e pode levar à morte. Para barrar a evolução desse quadro, a jovem precisa realizar uma cirurgia que não é possível no Brasil. Hoje, o tratamento mais eficaz é feito em Barcelona, na Espanha. Sendo assim, a família criou uma campanha e precisa arrecadar R$ 140 mil, que bancaria os custos do tratamento e a toda viagem e permanência no exterior. As doações podem ser realizadas nas contas: CAIXA (Ag.: 1887 Op. 013 – CC.: 66961-8) e Banco do Brasil (Ag.: 1218-1 – CC.: 62842-5).