Caminhada com o povo Tapeba encerra a campanha Outubro Rosa em Caucaia

O Sindsep – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caucaia encerrou ontem (04/11) o processo de mobilização da Campanha Outubro Rosa  em Caucaia, com a realização de mais um encontro com uma das comunidades tradicionais mais significativas no passado e presente da cidade: o povo Tapeba.

O encontro de encerramento ocorreu na escola Conrado Tapeba, na comunidade Lagoa 1, no Capuan. A atividade contou com a liderança da anfitriã, a índia Margarida Tapeba, que introduziu para o seu povo a importância da prevenção ao câncer de mama.

O debate sobre as formas de eliminação e precaução ao tipo de câncer mais comum entre mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano, foi mais uma vez facilitado por Valéria Mendonça, coordenadora do Outubro Rosa no Ceará. “O outubro rosa é uma campanha de sensibilização mundial e a gente vem aqui enquanto movimento social dizer que se priorizem, se valorizem, fazendo a sua mamografia. Quem acha cedo o câncer, tem até 95% de chance de cura, mas o problema de nosso povo é que as mulheres chegam somente na fase da mastectomia”, enfatizou Valéria.

Espaço para a tradição

As oficinas da campanha em comunidades tradicionais de Caucaia ganharam destaque não só pela inedicidade, mas também pela mística cultural que cercou os encontros, o que não podia ser diferente no encontro em Jandaiaguaba, que contou com café regional,  tapioca, grude, sucos de frutas e bolo de macaxeira. Houve espaço ainda para a apresentação de danças, com os bailados “conquista” e “Toré”, encenados pelo grupo tapeba “As Amanagés”, que significa mensageiras da cultura.

Para Margarida Tapeba, as comunidades tradicionais precisam ter esse olhar diferenciado, inclusive quando se fala de políticas de prevenção e saúde: “somos todos irmãos, mas somos diferentes”, destacou.

Além da direção do Sindicato dos Servidores, compareceram ao encontro a subsecretária de Saúde da cidade, Cíntia Aguiar, e a Alexandrina representando o Deputado Federal eleito Odorico Monteiro.

Campanha

O sindicato, durante o mês de outubro, realizou panfletagem nos locais de trabalho, caminhada no Centro de Caucaia, rodas de conversas com comunidades indígena e quilombola, encerrando as atividades com caminhada com os índios, em Jandaiguaba.

Para Maria Santos, presidenta do Sindsep,  o mais importante que fica para é que o Outubro acabou, mas a luta contra o câncer de mama vai continuar. “Temos a certeza que precisamos intensificar a nossa luta para ampliação das políticas públicas para as mulheres”

“Caucaia foi destaque em 2014 com a campanha, foi o primeiro município que realizou o outubro rosa indígena e quilombola que se tem registro. No cenário nacional o Ceará se destaca pela densidade do movimento”, completou Valéria Mendonça.