O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caucaia (Sindsep) vem a público informar que os professores e demais profissionais da educação da cidade iniciarão no próximo dia 23 de fevereiro, terça-feira, greve em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade e de uma carreira digna, que reconheça o importante papel que os funcionários da educação têm na vida da população caucaiense.
O que levou à greve foi a Prefeitura de Caucaia não ter atendido os direitos dos professores e demais servidores da educação que lutam por 11,36% de reajuste salarial, reajuste do vale alimentação, data base para janeiro e reajuste do auxilio transporte, com ampliação para os demais trabalhadores.
Além disso, a prefeitura acumula muitas dívidas com os servidores, pois não pagou o abano salarial de 2015, não implementou as progressões salariais e deixou de oferecer as licenças a que todos os profissionais têm direito – nem vem pagando estas em forma de pecúnia (dinheiro). Nesta greve, os professores e demais funcionários, portanto, lutam também pelo respeito ao Plano de Carreira.
Os servidores querem ver avanço nas negociações, com um pacto para a construção de uma educação de mais qualidade, revertendo a situação atual, onde encontramos escolas, creches e demais equipamentos públicos com péssimas condições de funcionamento. Quem sofre diretamente com essa situação são os trabalhadores e estudantes dessas instituições, e num olhar mais amplo, todo o povo de Caucaia, que terá seus filhos formados de forma precária.
Por fim, convidamos todos a se juntarem na luta iniciada pelos professores e demais profissionais das escolas. Essa batalha não é só nossa, mas de todos aqueles que desejam um país digno e uma educação pública, gratuita e de qualidade.
Participe de nossa agenda de greve:
23/02 – Ato público na Praça do Espaço Cultural de Caucaia (Praça do Anfiteatro) – em frente a Fatene, às 8 horas;
24/02 – Ato no Gabinete do Prefeito, às 8 horas;
25/02 – Ato na Câmara Municipal, às 8 horas;
26/02 – Ato na Praça da Matriz, às 8 horas.