Covid-19: Sindicato segue cobrando insalubridade de 40% para servidores da saúde

Desde que iniciou a pandemia, o Sindsep Caucaia cobra da Prefeitura Municipal condições seguras de trabalho e o reconhecimento financeiro para os trabalhadores que atuam na linha de frente do combate a covid-19. No último dia 21 de junho, o Sindicato protocolou um novo requerimento junto a Secretaria de Saúde (SMS), solicitando o pagamento do adicional de insalubridade de grau máximo, equivalente a 40% do salário dos profissionais expostos.

“De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), mesmo seguindo todos os protocolos de segurança e cuidados possíveis com o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), em média de 10% a 12% de profissionais da saúde são infectados pela covid-19”, ressalta a vice-presidenta do Sindsep Caucaia, Karla Bessa.

Ela lembra que a covid-19 pode ser enquadrado como agente biológico classe de risco 3, seguindo a Classificação de Risco dos Agentes Biológicos, publicada em 2017 pelo Ministério da Saúde, sendo sua transmissão de alto risco individual e moderado risco para a comunidade.

“É evidente a condição insalubre vivenciada pelos profissionais que lidam com esse terrível vírus no dia a dia. É um direito o pagamento do adicional de insalubridade de 40% diante desse cenário. É preciso reconhecer e valorizar quem está na luta há mais de um ano para salvar vidas”, destaca Karla.

O Sindsep Caucaia segue na luta para garantia desse direito e aguarda resposta da SMS, ao passo que requer audiências para tratar desta e de outras pautas com o secretário de Saúde, Dr. Zózimo Medeiros.