Educação: Sindsep Caucaia debate uma série de pautas com a secretária Emília Pessoa

O Sindsep Caucaia, representado pela presidenta Maria Santos e a dirigente Enedina Soares, esteve reunido com a secretária de Educação, Emília Pessoa. O encontro ocorreu na tarde desta quarta-feira (24/2), na sede da secretaria, e foi pautado por uma série de reivindicações dos servidores da educação municipal. Os encaminhamentos foram apresentados em transmissão ao vivo pela página do sindicato no Facebook (assista aqui). Confira abaixo um resumo das pautas discutidas com a secretária Emília, apresentado pela presidenta Maria.  

 

Nomeação do Núcleo Gestor das escolas municipais

Maria Santos – A secretária nos informou que acontecerá uma terceira nomeação, daqueles selecionados e não convocados, até segunda (01/3). Segundo Emília, todos os profissionais classificados para os cargos de diretor serão chamados, podendo até entrar na lista dos classificáveis, diante da desistência de muitos. Os secretários escolares também serão convocados todos. Já os coordenadores pedagógicos serão nomeados de acordo com a quantidade necessária em cada escola, de acordo com o número de matrículas.

 

Implantação de horário corrido e rodízio nas escolas

MS – Dialogamos com a secretária para que seja adotado o horário corrido nas escolas, enquanto enfrentamos a pandemia. É um modelo que já vinha sendo aplicado, afinal estamos sem porteiros nas escolas e sofremos também com o problema de segurança nas comunidades. O sindicato já tinha solicitado mediante ofício. A secretária se mostrou aberta a proposta. Também solicitamos que seja adotado um esquema de rodízio entre os profissionais que trabalham presencialmente. Emília acredita que é possível para os que atuam no apoio, mas não para os do núcleo gestor, por estarem chegando e exercerem trabalhos diferenciados.

 

Pagamento retroativo das progressões do magistério dos inativos

MS – Essa é uma pauta que já havia sido discutida com a secretária e demais órgãos responsáveis. Solicitamos respostas. Emília assumiu como uma questão da Secretaria de Educação e se comprometeu em reunir, mesmo que virtualmente, com a Procuradoria Geral e o Instituto de Previdência para resolver o problema e liberar o pagamento. Todos os órgãos envolvidos já foram acionados pelo Sindsep. Solicitamos ainda o esforço para que o valor seja pago integralmente. A previsão é que essa pauta seja resolvida no mês de março. 

 

Seleção de professores temporários

MS – Diante das diversas reclamações acerca do resultado da seleção de professores temporários, o sindicato levou a problemática dos recursos para a reunião. Explicamos que o prazo foi curto e que muitos foram prejudicados por conta da instabilidade do site usado para dar entrada na solicitação. Emília pediu que o sindicato fizesse um levantamento dos professores prejudicados para que a Secretaria de Educação verificasse o problema ocorrido com cada um. O documento foi feito e enviado nesta quinta (25/2). O sindicato havia solicitado a prorrogação do prazo para entrada de recursos, mas não foi possível. Chegamos ao entendimento então deste levantamento. 

 

Salários atrasados de vigias escolares

MS – Levamos para a reunião também a problemática de vigias escolares que estão com salários atrasados. A secretária afirmou que existem problemas bancários com alguns trabalhadores da educação. Ficou encaminhado que quem ainda estiver com pendência salarial, deve entrar em contato e informar a situação pelo email recursoshumanos@sme.caucaia.ce.gov.br , para que cada caso seja tratado e  resolvido individualmente.  

 

Ajuda de custo e auxílio transporte

MS – Com a pandemia, os profissionais da educação foram inseridos num novo modelo de trabalho e tiveram que se adaptar dentro de suas casas. As despesas cresceram para fazer acontecer o ensino remoto. Apresentamos esse fato para a secretária como justificativa para reivindicar uma ajuda de custo aos professores que trabalham de casa. Também solicitamos o retorno do auxílio transporte reajustado para o núcleo gestor e profissionais de apoio das escolas, que seguem trabalhando presencialmente. As questões ficaram de ser analisadas pela secretaria.

 

Kit alimentação e escolar

MS – A dificuldade de muitas famílias em garantir o alimento é uma realidade. Os kits de alimentação fornecidos aos alunos é um importante apoio. Cobramos que seja retomada a entrega. A secretária informou que já foi feita a licitação para um kit melhor e para entrega o ano todo. Segundo Emília, está sendo definido um prazo de fornecimento entre um kit e outro, além de uma logística de entrega. A previsão é para o mês de março. O sindicato cobrou também a entrega de kits escolares, com material que viabilize o estudo. A secretária informou que após a entrega dos kits alimentação, tratará do escolar.  

 

Tablet para os alunos e notebook para professores

MS – Tratamos na reunião sobre o prazo para entrega dos tablets para os alunos. A secretária informou que essa é uma pauta preocupante, pois envolve muitas variáveis. Segundo ela, já está licitado, mas a gestão quer comprar um aparelho de qualidade, que garanta a segurança e acesso restrito ao estudo. Está sendo visto o trâmite e ainda não tem prazo concreto. Estão também analisando as operadoras para garantir internet que alcance todas as áreas de Caucaia. Quanto aos notebooks para os professores, Emília reconheceu a necessidade e afirmou que essa questão está sendo tratada no setor de compras e na licitação. Tanto a viabilização dos notebook quanto um meio de também garantir internet.