Na última sexta-feira, 28 de Setembro, a Câmara Municipal de Caucaia realizou sessão solene para a entrega do Título de Cidadã Caucaiense a Maria Santos, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caucaia (Sindsep).
A mais alta honraria da Casa legislativa da cidade foi concedida à dirigente sindical por meio de projeto de lei do vereador Weibe Tapeba (PT), aprovada pelo conjunto dos parlamentares. A lei municipal autorizando a honraria foi sancionada pelo prefeito Naumi Amorim. Na oportunidade, também recebeu a titulação o senhor Manuel Rubens de Oliveira.
Maria Santos
Maria das Dores Rodrigues dos Santos é natural de Fortaleza, no Ceará. Filha de Dionizia Rodrigues dos Santos e Sebastião Roseno dos Santos, já falecidos, é a sétima filha da família. Passou a maior parte da sua vida no bairro João XXIII. Da pré-escola ao oitavo ano estudou no Colégio 4 de Outubro. Após isso, em 1995, já tomava a primeira decisão grandiosa da vida: o ingresso no curso de formação pedagógica, preparatório para a carreira de professora. A determinação para iniciar a trajetória na carreira docente veio aos 15 anos, quando já atuava como auxiliar de sala de aula. Neste momento, sua primeira diretora e hoje amiga informa que ela precisaria cursar a formação técnica para poder continuar trabalhando em uma escola.
Em 1996, Maria inicia o Curso de Pedagogia no Instituto de Educação do Ceará, formando-se em 1998. Após o fechamento da escolinha em que trabalhou praticamente três anos, Maria alça voos maiores e vai trabalhar pela primeira vez de carteira assinada na Creche Escola Casa da Tia Léa, de onde saiu em 2003 para uma nova etapa. No ano de 2002, inscreve-se nos concursos para professora nos municípios de Fortaleza e Caucaia. Nos dois municípios é aprovada. Em Caucaia, alcança a 42ª colocação e é lotada na rota Jurema. Assim, em agosto de 2003, começa a trabalhar na Creche Tia Simone, localizada na localidade do Sítios Novos. Passou ainda pelas instituições de ensino: Lar Fabiano de Cristos, Creche Nova Metrópole, Maria Corina Moura Arruda e Firmino Soares de Moura.
Pensando sempre em estar cada vez mais preparada para a carreira de professora, Maria gradua-se em Licenciatura Plena em Língua Portuguesa e Inglesa pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú, no ano de 2007. Depois, a professora se torna Especialista em Educação Profissional Integrada à Educação Básica, na modalidade de jovens e adultos, pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará (IFCE), em 2011.
Mas a dedicação de Maria ultrapassa a qualificação enquanto profissional e a dedicação ao ensino, levando-a a ingressar na luta por mais direitos e por mais trabalho decente para os servidores públicos. Tal perspectiva é incorporada a sua vida desde quando ingressa no funcionalismo do município de Caucaia e se amplia quando é escolhida para representar a Rota 020 nas instancias sindicais. Já em 2011 Maria é convidada para participar da chapa que concorreria às eleições do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caucaia (Sindsep), na secretaria da juventude, mulheres e raça. Saindo vitoriosa, a direção do Sindicato lidera relevantes lutas no curso de um mandato de três anos.
Em 2014, o nome de Maria Santos desponta mais uma vez como indicado para a composição de chapa que buscaria novamente a eleição sindical. Desta vez, o grupo de trabalhadores e trabalhadoras que se organiza no movimento indica a cabeça da chapa à professora. Dessa forma, Maria concorre como candidata a presidente e é eleita com quase 90% de aceitação dos servidores públicos de Caucaia.
Na presidência do sindicato, a servidora enfrenta grandes batalhas nesta nova gestão. Greve da educação, luta pelos planos de carreiras, resistência junto aos servidores da saúde, conquistas para os trabalhadores do médio e fundamental, ingresso de ações judiciais cobrando direitos, reivindicação para o cumprimento da legislação municipal que trata dos servidores e intensas mobilizações de rua, na porta dos prédios da prefeitura e na Câmara Municipal. Uma prova de liderança que Maria venceu, tanto nas lutas travadas em Caucaia, como no enfrentamento ao golpe de 2016 e nos seus efeitos que perduram até hoje.
E então chegamos a 2018, ano em que novamente os desafios se multiplicam, a crise institucional do país se aprofunda e as reivindicações por nenhum direito a menos e nenhum passo atrás só aumentam. É neste cenário que Maria é aclamada por seus companheiros e companheiras como a legítima candidata à reeleição. Mais uma vez como postulante da presidência do Sindsep, a professora e sua nova renovada chapa saem vitoriosos do pleito. Maria Santos, assim, assume mais uma vez o desafio de, no sangue e na raça, liderar as lutas, conquistas e esperanças dos servidores públicos municipais de Caucaia.