Sindsep participa de implantação do Fórum Municipal de Trabalhadores/as do SUAS

A diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caucaia (Sindsep) participou na última sexta-feira (28/09) da implantação do Fórum Municipal de Trabalhadores/as do SUAS do município de Caucaia. A atividade ocorreu no auditório do Cadastro Único, localizado no Parque Soledade.

O objetivo principal do Fórum foi fomentar a articulação política e representar o coletivo das/os trabalhadoras/es de discussão, deliberação, pactuação, controle e gestão do SUAS em âmbitos municipal, estadual, regional, distrital e nacional, sendo composto por trabalhadores e trabalhadoras da Política de Assistência Social com diferentes tipos de vínculo empregatício e independente de escolaridade.

O debate foi bastante intenso e produtivo, pois tratou de um espaço coletivo, autônomo, apartidário, sem personalidade jurídica e sem vínculos governamentais, de organização política das trabalhadoras/es do SUAS, envolvendo também o retrocesso da conjuntura política nacional e os desafios junto à esfera municipal para os(as) trabalhadores(as) do SUAS.

No Fórum houve a leitura e aprovação do Regimento Interno com a Carta de Princípios do FMTSUAS/Caucaia. Em seguida, aconteceu a eleição do Colegiado Municipal do FMTSUAS/Caucaia. Por fim, a diretora Kellynia Farias do Sindsep explanou na atividade sobre a importância da campanha do sindicato contra o Assédio Moral nos locais de trabalho.

“Estes momentos fortalecem a classe trabalhadora e representam também mecanismos de defesa do SUAS. Em tempos de retrocesso e ataque aos direitos, de congelamento dos gastos sociais por vinte anos, a contrarreforma trabalhista e os riscos de um retorno da proposta contrarreforma da previdência (que ameaça a Seguridade Social), faz-se necessário cada vez fortalecermos as formas de organização dos/as trabalhadores/as”, ressaltou Kellynia Farias, diretora do Sindsep.