Nova nomeação para Núcleo Gestor das escolas deve ser feita ainda hoje (15/2), informa secretária

Registro com a secretária Emília Pessoa na SME em 8 de fevereiro de 2021

A Secretaria de Educação (SME) deve fazer uma nova nomeação para o núcleo gestor das escolas de Caucaia ainda nesta segunda-feira (15/2). A informação é da secretária Emília Pessoa, em contato por telefone com a presidenta do Sindsep Caucaia, Maria Santos, durante a manhã de hoje. Segundo ela, os registros de exoneração por desistência ou por permuta também serão divulgados.

No dia 8 de fevereiro, o sindicato esteve na secretaria para protocolar um levantamento das escolas que não tiveram lotação de núcleo gestor na primeira nomeação. Na oportunidade, já havia conversado com a secretária sobre essa problemática e o fato de alguns profissionais aprovados na seleção também não tinham sido convocados.

A primeira nomeação foi publicada pela secretaria, em edição especial do Diário Oficial de Caucaia no dia 7 de fevereiro (confira abaixo). A seleção, ocorrida em 2019, contempla os cargos de Diretor, Coordenador Pedagógico e Secretário Escolar. A última etapa dependia da Prefeitura de Caucaia e se arrastava desde a gestão passada para a composição da lista tríplice dos candidatos, por ordem de classificação e indicação dos locais de trabalho, e convocação dos profissionais.

“Sabemos que enfrentamos a pandemia, mas a nomeação já deveria ter ocorrido, conforme o edital da seleção. Emília assumiu a secretaria e deu encaminhamento. É uma conquista dos aprovados a partir de uma luta encabeçada pelo sindicato desde a gestão passada”, destaca Maria Santos.

Devido à demora para que ocorresse a nomeação, a SME teve novos posicionamentos dos selecionados. “Na conversa que tivemos na semana passada, Emília explicou que durante aquela semana a secretaria estava recebendo a solicitação de dispensa dos nomeados que decidiram não assumir as vagas. Ela garantiu que com o levantamento feito, sairia a nova nomeação. Cumprindo com a palavra, em contato conosco ela informou que será publicado hoje”, explica Maria.

NOVO OFÍCIO

No dia 11 de fevereiro, o Sindsep Caucaia retornou à SME para protocolar um novo ofício com um levantamento nominal dos aprovados para os cargos de núcleo gestor das escolas do município.

“Nós entendemos que é necessário e urgente essa nova convocação. Levamos o levantamento dos aprovados para a secretaria na tentativa de agilizar o processo. Existem muitas escolas com carência de gestão da mesma forma que existem aprovados na seleção que aguardam ansiosos por esta nomeação. O ano letivo iniciou dia 08 de Fevereiro em Caucaia e as escolas municipais precisam dos gestores para fazer a ponte da escola com a Secretaria de Educação e toda comunidade escolar”, ressalta a dirigente do Sindsep, Karla Bessa.

Edição Especial do Diário Oficial de Caucaia, em dia 7 de fevereiro de 2021, com primeira nomeação dos profissionais para Núcleo Gestor das escolas de Caucaia:

2152 07 02 2021 Edição Especial