Prefeito de Caucaia não cumpre acordo firmado com os servidores após greve da categoria

O prefeito de Caucaia, Washington Góis, em clara manifestação de autoritarismo contra os servidores, não cumpriu acordo feito no 17 de março de 2016 em mesa de negociação que levou ao fim a greve dos professores e demais profissionais da educação.

A prefeitura não pagou na folha de abril o retroativo de janeiro a março deste ano da primeira parte do reajuste salarial dos professores, que é de 7,05%. Ao invés do valor total, veio no contracheque dos funcionários apenas a informação de um parcelamento, que não foi negociado com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caucaia (Sindsep).

Diante do fato, o Sindsep e o conjunto dos trabalhadores da cidade repudiaram o descumprimento do acordo, que tratava de ressarcimento imediato, com a realização de ato público no Centro de Caucaia. A atividade aconteceu na manhã de hoje, 03 de maio.

Além disso, trabalhadores em licença saúde ou maternidade foram comunicados pela gestão que não vão receber o retroativo. A informação é de que só terão direito ao beneficio quando voltarem ao trabalho. Além de ser um absurdo, a medida configura como um assedio institucional aos trabalhadores doentes, que estão sendo duplamente penalizados. A organização sindical vai levar essa questão à justiça, denunciando a ilegalidade cometida pelo Executivo

Os servidores aprovaram que não vão cumprir o calendário de reposição dos dias parados até que a prefeitura cumpra também com as responsabilidades assumidas no dia 17 de março. E mais, diante do ataque sofrido, os educadores do município decidiram paralisar completamente as atividades e juntarem-se aos trabalhadores de todo o país no Dia Nacional de Luta contra o Golpe e em Defesa de Direitos, que acontece no dia 10 de maio.

Foi construído ainda um calendário de mobilização permanente até que toda a pauta da campanha salarial seja cumprida pelo prefeito e sua equipe.