Reuniões com a Secretaria de Saúde seguem debatendo demandas dos profissionais da área

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caucaia (Sindsep) esteve reunido neste mês com os profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), com enfermeiros do Programa da Saúde da Família (PSF) e com o Secretário de Saúde, Deuzinho Filho, para tratar das pautas que estão causando insatisfação na categoria.

O primeiro encontro, no dia 19 de abril, foi aberto com a discussão sobre a participação das equipes na Campanha de Vacinação. Os profissionais de enfermagem alegaram descontentamento com a distribuição do efetivo de profissionais na campanha. O secretário afirmou que a Secretaria de Saúde, com o apoio do Ministério Público, está articulando a admissão de novos profissionais para melhorar o desempenho da campanha com início no dia 30 de abril. Porém, a reivindicação do pagamento de diárias pelos servidores foi negada pelo secretário com a alegativa de que deveria haver uma regulamentação com valores e com os profissionais que seriam contemplados. Deuzinho também disse que, com o atraso no repasse dos recursos para a saúde, a medida também ficaria difícil de ser implantada. Por sua vez, a direção do Sindsep e os servidores propuseram a viabilidade de um acordo em que houvesse três folgas, almoço e lanche. As folgas foram aprovadas pelo secretário na reunião seguinte, no dia 25 de abril, mas a regulamentação sobre as diárias segue em avaliação até o dia 06 de maio. Esta pode ter como base o índice inflacionário ou ser no valor de R$ 300, que corresponde à diária do profissional de enfermagem, de acordo com o salário base.

Outro tópico discutido foi o ponto eletrônico. Deuzinho ratifica que é importante todos os servidores registrarem o horário de saída, pois a Secretaria está realizando um estudo, que pode durar até 90 dias, baseando-se na realidade de cada Unidade Básica de Saúde (UBS). Porém, houve questionamento por parte de alguns servidores quanto à confiabilidade do estudo, já que alguns trabalhadores do NASF – equipe itinerante registram o ponto eletrônico em qualquer posto mais próximo ao local de atendimento, que às vezes encontra-se fechado. Diante dos questionamentos levantados, foi agendada nova reunião com os profissionais, o sindicato, e o Secretário de Saúde para esclarecimento deste procedimento.

Já sobre o pagamento do segundo clico (2013-2014) do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), o secretário apenas informou que está agilizando para que haja a quitação do débito.

Por fim, sobre a pauta que trata das 32 horas, Deuzinho Filho sugeriu que todos que têm direito possam solicitar individualmente, juntamente com o comprovante de matrícula no curso de capacitação, a redução da carga horária.