Prefeitura não avança em propostas; servidores paralisam na terça-feira

Sem avanços. Durante a primeira rodada da mesa de negociação permanente, a Prefeitura não apresentou proposta alguma para as  21 pautas da Campanha Salarial de 2014 dos servidores municipais. Embora protocolada em dezembro pelo Sindicato dos Servidores Municipais (Sindsep), os representantes do poder público pareciam não ter conhecimento dos pontos a serem negociados e travaram as negociações sob o argumento de que os gastos do Município estavam no limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

A única proposta do poder público foi a progressão dos servidores de nível superior. Representando a Prefeitura, o secretário de Administração afirmou que as progressões do PCC para os níveis superiores, excetuando os de magistério, serão implementadas em fevereiro, caso sejam apresentadas pelo titular da pasta dentro do prazo da confecção da folha de pagamento. As progressões serão retroativas à data do fim do estágio probatório do servidor.

O Sindicato protestou a não apresentação de propostas pela Prefeitura e a não entrega das folhas de pagamento, as quais deveriam ter sido entregues no dia 7. Além disso, a entidade criticou a falta de interesse da Administração em agendar reunião com os titulares das pastas que estavam ausentes à negociação.

Após as contestações do Sindicato sobre o orçamento, a Prefeitura agendou reunião na Secretaria de Finanças, na terça-feira (18), às 9h, para apresentar o estudo  dos gastos municipais aos técnicos do Sindicato. Às 14h, ficou agendada negociação dos servidores da Educação, na SME.

“É vergonhoso e uma falta de respeito para com o trabalhador a atitude da Prefeitura”, avaliou Enedina Soares, dirigente do Sindsep. “Os servidores ficarão unidos até o fim para garantir o avanço e a defesa dos direitos trabalhistas”, disse.

Após a mesa, os servidores deliberaram a paralisação de todas as atividades no dia 18 de fevereiro, com concentração às 13 horas no Gabinete do prefeito. Na segunda-feira (17), o Sindicato vai requerer à Prefeitura que os secretários de cada pasta envolvida e o prefeito estejam na mesa de negociação da próxima terça.