Sindsep participa de audiência para debater violência nas escolas do Município

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindsep) de Caucaia participou de uma audiência hoje (13), na Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Ceará, para debater a violência nas escolas e os direitos trabalhistas dos professores  contratados  Município. A audiência foi conduzida pela Comissão de Direitos Humanos da OAB e havia sido solicitada pelo advogado Expedito Guanabara. Participaram ainda da audiência representantes da comissão de direitos humanos da OAB, do sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caucaia, da Federação cearense, da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal, da secretaria de Educação de Caucaia.

Enedina Soares, dirigente do Sindsep, defendeu os direitos trabalhistas dos contratos temporários, afirmando que o sindicato já colocou a assessoria jurídica  à disposição da categoria para requerer os direitos como férias e 13º; muitos entraram na Justiça, porém para renovar o contrato, retiraram o processo. Ela disse ainda que o Sindicato não acha justo que o professores contratados sofram essas violações.

Sobre a violência nas escolas municipais, a sindicalista e professora disse  que é necessário que toda a sociedade sinta-se responsável pela escola pública. “Esse compromisso não pode ser cobrado apenas dos professores, pois na escola pública é refletido todos os problemas sociais, e percebemos cada vez mais a violência manifestando-se cada vez mais cedo”, disse.