Reestruturação salarial do Núcleo Gestor das escolas de Caucaia é aprovada na Câmara Municipal

A Câmara de Vereadores de Caucaia aprovou, na última terça-feira (28/03), o reajuste da remuneração que contempla o Núcleo Gestor das escolas municipais, composto por profissionais efetivos(as) e contratados(as).

Diante do que foi apresentado no Projeto de Lei (PL), os(as) profissionais da educação que são contratados pelo município tiveram um grande e merecido avanço nas suas remunerações, conquistando, finalmente, uma valorização digna de quem se dedica às gestões escolares.

Em contrapartida, o mesmo projeto que valoriza essa fatia de gestores, desvaloriza e desestimula a outra parcela que inclui diretores(as), coordenadores(as) e secretários(as) concursados(as) de Caucaia. São profissionais de carreira, que firmam um vínculo duradouro com o município e sofreram uma redução no percentual de suas comissões, chegando a desfalcar mais de R$ 800,00 de seus salários, no caso dos(as) secretários(as) escolares. A nova reestruturação contempla que os(as) professores(as) efetivos(as) que optarem por compor cargos de gestão receberão 25% do salário base do cargo ocupado + a gratificação por estímulo à gestão, além da regência de classe (para diretores(as) e coordenadores(as)) que já está garantida por lei, fruto de muitas lutas.

Foram longos dias de reuniões, negociações, escuta de propostas e contrapropostas, análises de impacto financeiro para tentar chegar em um resultado positivo também para a categoria gestores(as) efetivos(as) das escolas de Caucaia. Infelizmente não alcançamos o projeto ideal, mas essa foi a proposta que gerou menos danos a esses profissionais que estão na linha de frente das escolas.

Dessa forma, o PL foi votado e aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores.

Sindsep parabeniza os(as) servidores(as) contratados(as) por essa valiosa conquista que agora remunera esses(as) profissionais de forma justa.

Ao mesmo passo, nos unimos aos efetivos(as) nessa luta por uma valorização geral e reforçamos que o município de Caucaia segue em dívida com esses(as) profissionais, em especial os(as) que ocupam o cargo de secretário(a).

O momento é de união entre a categoria, não sendo aceitável haver divisão. Afinal a luta por melhores condições para o(a) servidor(a) público é de TODOS(AS).