O retorno da regência de sala do núcleo gestor está previsto para acontecer até julho. Essa foi a informação dada pelo secretário de Educação, Sergio Kobayashi, em reunião com o Sindsep Caucaia, no último dia 15 de junho. Segundo Sergio, está sendo vista a possibilidade dessa gratificação retornar na folha de pagamento ainda de junho, mas caso não seja viável, a secretaria deve pagar na folha de julho, com retroativo deste mês.
Até o momento, os professores efetivos e readaptados que entram na direção e coordenação das escolas, perdem o benefício da regência. Após muitas reivindicações do Sindsep, o projeto de lei que regulamenta o retorno da gratificação de 15% para esses servidores foi aprovado, no dia 17 de maio, na Câmara Municipal. O salário dos profissionais, a partir de agora, passa a ser composto por salário base, regência de sala, gratificação de estímulo à gestão e remuneração.
“Os cargos de gestão escolar exigem muitas responsabilidades e os servidores que ocupam esses cargos devem ser devidamente valorizados. O retorno da regência, regulamentada em lei, é uma importante conquista para a categoria, após muitas cobranças do Sindicato. Agora, está perto de retornar e beneficiar a quem é de direito”, destaca a presidenta do Sindsep, Maria Santos.
Representado por Maria e também pela vice-presidenta Karla Bessa, durante a reunião o Sindicato cobrou de Sergio Kobayashi outras pautas dos servidores da educação, já apresentadas anteriormente, mas que seguem pendentes na secretaria.
Entre as cobranças, o Sindsep solicitou uma solução urgente para a entrega dos notebooks e impressoras aos professores, prometidos e licitados pela gestão. O secretário informou que está próximo de completar um ano da licitação dos equipamentos, vencida pela Samsung. Assim, o contrato será rescindido, pois a empresa não entregou os aparelhos alegando falta de matéria prima, afirmando ainda ser uma realidade das demais empresas. Após esse processo, deve ser aberta uma nova licitação para aquisição dos equipamentos.
A lotação de cuidadores e auxiliares de sala de aula também foi pautada na reunião. O secretário garantiu que ambos estarão lotados no segundo semestre em creches que estão com carência desses profissionais. Kobayashi informou que foi feita uma seleção específica para as escolas indígenas, quilombolas e escolas do campo de Caucaia. Já sobre a lotação dos professores readaptados, a informação é de que alguns cargos ainda serão criados para que esses servidores sejam devidamente lotados.
A pauta do reajuste do auxílio transporte também foi cobrada pelo Sindicato. Segundo o Sergio, a procuradoria já solicitou informações da Secretaria de Educação para adequar o valor do auxílio, de forma justa para os servidores.
O Sindsep Caucaia segue acompanhando as pautas dos servidores da Educação e lutando para garantir a valorização dos profissionais responsáveis por construir o saber do nosso município.