Servidores da educação e da saúde de Caucaia seguem sem receber salários

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caucaia (Sindsep) apurou que o pagamento dos servidores da educação, que já havia sido esticado do dia 30 de dezembro de 2015 para o dia cinco de janeiro de 2016, não acontecerá por completo amanhã. Segundo a gestão, dos trabalhadores vinculados à Secretaria de Educação, só receberão nesta terça-feira os professores efetivos e funcionários do Projovem. Ficam de fora todos os demais profissionais da pasta, assim como trabalhadores contratados, terceirizados e comissionados.

Já para a área da saúde, a previsão, agora, é de pagamento no quinto dia útil do mês, que é a próxima sexta-feira (8/01). Antes, de acordo com o calendário criado pela Secretaria de Finanças do município, os profissionais vinculados à Secretaria da Saúde teriam que receber os proventos nesta segunda-feira (04/01).

Até o momento, só receberam salários trabalhadores de secretarias municipais com efetivos menores, como Administração, Desenvolvimento Social e técnicos administrativos de variados órgãos públicos.

Educação com o cofre cheio

Mas o que mais espanta a direção do Sindsep é que, de acordo com pesquisa nas contas correntes, a Secretaria de Educação está com o cofre cheio, com quase R$ 14 milhões em caixa (precisamente R$ 13.894.067,00). O dinheiro dava de sobra para pagar a folha salarial de todos os servidores da pasta (efetivos ou não), que é em torno de R$ 9 milhões.

Manifestação nesta terça-feira

“O Sindicato está se empenhando em tomar cada passo coletivamente e por isso convoca manifestação para amanhã (terça-feira, cinco de janeiro). Precisamos pressionar a gestão e mostrar para a sociedade que a prefeitura não cumpre os compromissos assumidos com seus funcionários”, convoca Maria Santos, presidente do Sindsep.