O câncer de mama é primeira causa de mortes frequentes por câncer em mulheres e a quinta causa de morte por câncer em dados gerais, segundo Organização Mundial da Saúde. Diante disso, visando difundir a importância da prevenção do câncer de mama, desde o início do mês, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caucaia (Sindsep) está colorindo as ações sindicais com a campanha Outubro Rosa, organizada por entidades e movimentos de mulheres em todo o país.
	Como a prevenção inicia-se com a informação, o sindicato preparou uma campanha especial, inclusive com o lançamento de folder explicativo sobre a prevenção da doença, preparada especialmente para as mulheres e a família trabalhada. A entidade sindical também espalhou cartazes e distribuiu laços rosas que simbolizam o apoio à campanha entre os trabalhadores públicos.
	Maria Santos, presidenta do Sindsep, explica a importância do engajamento: “As trabalhadoras têm acesso restrito às informações e ao sistema de saúde. Pretendemos fomentar a conscientização, visando a prevenção”, explica a dirigente, em consonância com a realidade, pois, dados apontam que quando descoberto no início, o câncer de mama tem cura. É o câncer mais temido pelas mulheres, pois além da alta frequência da doença, os efeitos psicológicos em relação à sexualidade e à imagem pessoal também são pontos que afetam.
	Programação:
	17/10 – Ato de Lançamento do Outubro Rosa em Caucaia  – Praça da Câmara, as 9h;
	20 a 24/10 – Visita aos locais de trabalho;
	28/10 – Roda de conversa com Mulheres Indígenas de Caucaia das etnias Anacés  e Tapebas;
	29/10 – Roda de conversa com mulheres Quilombolas de Caucaia.
	Acesse AQUI  o folder explicativo de como prevenir o câncer de mama.

                
		














