Sindsep, Câmara e Prefeitura negociam solução para defasagem salarial do Núcleo Gestor das Escolas

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caucaia (Sindsep) participou hoje (19/04) de uma reunião convocada pela Câmara Municipal para tratar da situação dos núcleos gestores das escolas de Caucaia, onde os profissionais estão com salário defasado, acumulando 65% de perdas ao longo dos mais de 4 anos sem reajuste. A situação foi denunciada em todas as pautas de reivindicação do sindicato.

Estavam presentes diretores, vereadores, as Secretárias de Educação e de Administração. Foi apresentado o cenário de defasagem da remuneração desta categoria. A situação é ainda mais grave para os gestores sem vínculo efetivo, que estão entre as categorias de cargos comissionados com menor remuneração. Já os gestores que são efetivos não recebem gratificação de incentivo de gestão escolar integralmente.

O Sindsep afirma que este grupo tem sofrido com a desvalorização salarial, acentuada pela perda do poder aquisitivo. “Esses trabalhadores têm importante papel no processo educativo e não são reconhecidos financeiramente”, disse Maria Santos, presidente do sindicato.

Tantos os vereadores, como sindicato e a Prefeitura convergiram que é necessário realizar a valorização destes trabalhadores, tendo as duas Secretarias presentes se comprometido a fazer um estudo para avaliar os impactos na folha de pagamento e as condições legais para tal reparação.

Ao longo do debate, foi defendido que se faz necessário que a gestão apresente uma proposta à categoria que reponha as perdas salariais, corrigindo essa defasagem e, além disso, foi proposto que seja implementada a regência de sala de aula para os diretores e coordenadores.

Foi encaminhado que haverá uma reunião dentro de 45 de dias para que o Executivo Municipal apresente tal estudo de impactos, bem como a proposta de reposição financeira.

O Sindsep continuará acompanhando e mobilizando os profissionais, atuando na defesa de melhores condições salariais e de trabalho.