Após constantes denúncias de atrasos salariais dos servidores contratados pelo Instituto Nacional de Gestão, Educação, Tecnologia e Inovação (Ingeti), o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caucaia (Sindsep) esteve na tarde de hoje, 23 de abril, na sede da empresa com o intuito de descobrir o motivo da demora do pagamento desses trabalhadores.
Conforme informação dos funcionários, o dia vinte de cada mês é a data fixada para a efetivação do pagamento dos funcionários, porém, alguns contratados alegam que ainda não receberam o primeiro pagamento. Com isso, já constam dois meses em atraso.
Segundo as representantes do Ingeti, esses casos são específicos e ocorreram devido às contas que não estavam aptas para transferências, além do primeiro pagamento ter ocorrido por ordem alfabética. Entretanto, a empresa garantiu que o pagamento dos vigias e dos motoristas seria efetuado ainda na data de hoje. Já os outros trabalhadores de Apoio (porteiro, merendeira, cuidadora e auxiliar administrativo) teriam seus pagamentos efetivados até a sexta-feira, 27 de abril.
No início deste mês o Sindsep já havia protocolado denúncia no Ministério Público do Ceará sobre os atrasos dos salários dos servidores temporários contratados pelo Instituto. Diante da situação grave, vamos cobrar celeridade do MP.
“O que estamos percebendo nesse cenário, é uma desorganização. O mais prejudicado é o trabalhador que também necessita honrar seus compromissos. O Sindsep está solidário a esses servidores terceirizados, esperamos que esse caso seja solucionado o mais rápido possível”, pondera Maria Santos, presidente do Sindsep.