Sindsep discute pautas da educação com secretário Sérgio Kobayashi

O Sindsep se reuniu, nesta terça-feira, 9 de agosto, com o secretário de Educação, Sérgio Kobayashi. As dirigentes Catarina Lima e Karla Bessa discutiram com o secretário, dentre outras pautas frequentes, o auxílio transporte dos professores, a entrega de notebooks e a infraestrutura das escolas.

Auxílio Transporte

Um novo ato normativo tratando do auxílio, que irá garantir o transporte dos servidores que residem em outro município, foi apresentado. Esses servidores vêm recebendo um valor inferior ao que é previsto por lei. Porém, as dirigentes do Sindsep identificaram um equívoco no texto, que considerava como transporte municipal apenas os coletivos que circulam em Caucaia, desconhecendo os ônibus municipais de outras cidades. Segundo o secretário, o texto será corrigido.

O Sindsep segue também reivindicando a universalização do auxílio transporte para todos os servidores de Caucaia.

Entrega de notebooks

O secretário informou que os computadores estão sendo entregues à medida que vão sendo recebidos pela prefeitura. Porém, mais de 3.000 professores ainda não receberam o instrumento, e a estimativa é de que a entrega não seja concluída ainda esse ano. O atraso, segundo Kobayashi, se dá pela falta de produto no mercado.

Retroativo das progressões verticais

Sobre o retroativo das progressões verticais, referentes aos meses de agosto a dezembro de 2020, foi informado que o impacto financeiro já foi enviado. Agora, segundo o secretário, o sindicato deverá tratar com as secretarias de Finanças e de Administração. O Sindsep já solicitou reuniões com as secretarias.

Cuidadores e auxiliares de sala

Uma nova seleção para cuidadores e auxiliares de sala está acontecendo. Com isso, se espera sanar a carência desses profissionais nas unidades.

Reformas das escolas

Segundo o secretário Kobayashi, 164 escolas tiveram suas reformas finalizadas até o momento. Restam 22 unidades concluírem as melhorias na infraestrutura.

Mestrado e doutorado

A partir de 2023 serão ofertadas oportunidades de mestrado e doutorado nas instituições Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Universidade do Cariri. Além disso, foi informado que a formação dos professores da EJA acontecerá na Senfa.

Progressões horizontais

O Sindsep cobrou a abertura de um novo processo para as progressões horizontais, além de defender a necessidade de ampliar as referências. O secretário informou que a comissão responsável será formada para então dar início ao processo. As dirigentes Catarina e Karla reivindicaram a aplicação de 10 para 30 referências na tabela salarial do Plano dos profissionais da educação. O secretário disse, porém, que não há tempo para ocorrer a ampliação neste ano. Também foi defendida a importância de todos os servidores participarem do processo das progressões.

O Sindsep Caucaia está sempre levando as pautas dos servidores à gestão municipal e cobrando que suas demandas sejam atendidas. Dia após dia o sindicato segue buscando melhorias nas condições de trabalho dos servidores.