Valor do Auxílio Transporte dos professores deve ser atualizado nos próximos dias, informa SME

Uma das reivindicações mais importantes do Sindsep Caucaia nos últimos meses – o pagamento do valor justo do Auxílio Transporte para os professores – será atendida, segundo representantes da Secretaria Municipal de Educação. No dia 3 de agosto, foi informado ao Sindsep que um novo ato normativo tratando do assunto será publicado nos próximos dias.  Atualmente, o valor pago como auxílio transporte não corresponde ao que está previsto em lei, e muito menos é suficiente para atender as necessidades dos servidores que, em muitos casos, trabalham em mais de uma escola, e precisam se locomover entre vários locais durante o dia.

Durante o regime de teletrabalho, no cumprimento do isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19, o auxílio transporte havia sido suspenso. Com o retorno das atividades presenciais, o auxílio voltou, porém, verificou-se a defasagem dos valores garantidos pelo ato normativo vigente. Além disso, observou-se mudança na concessão do benefício, devido à nova legislação do transporte municipal, que garante a tarifa zero.

Desde então, o Sindsep tem denunciado e reivindicado a atualização da tabela para reparar essas questões, incluindo a pauta do auxílio transporte na sua campanha salarial, em reuniões, assembleias e manifestações, e redigindo ofícios direcionados à gestão municipal. Não tendo a pauta atendida inicialmente pela Secretaria de Educação, o sindicato buscou a Procuradoria Geral do Município, obtendo um posicionamento favorável à reivindicação, então novos ofícios foram encaminhados à SME, cobrando a correção dos valores e uma reunião para tratar do auxílio.

Após meses de mobilizações, representantes da Secretaria de Educação informaram ao Sindsep que a secretaria irá atender a categoria. Um novo ato normativo tratando do auxílio transporte deve ser divulgado nos próximos dias, atualizando os valores, como é previsto por lei.

O Sindsep Caucaia também luta para que o Auxílio Transporte seja instituído como um direito de todos os servidores, independente do nível e da secretaria. Com as tarifas do transporte ficando mais caras a cada dia, e o poder de compra da população ficando cada vez menor, os gastos para se locomover ao trabalho pesam muito no bolso do do servidor.

“Ficaremos acompanhando este processo, pois os trabalhadores já foram muito prejudicados, e a defesa dos direitos tem sido o compromisso do sindicato” afirmou Maria Santos, presidenta do Sindsep Caucaia.