Sindsep propõe a criação de grupo de trabalho para a implementação do um terço em Caucaia

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caucaia (Sindsep) reuniu-se na tarde de ontem com o secretário de Educação da cidade, Ambrósio Ferreira Lima, para debater os encaminhamentos da implantação da política de reserva de um terço da carga horária dos professores para planejamento, conforme decisão confirmada na última mesa de negociação da Campanha Salarial 2014.

Segundo o secretário, a política começa a ser viabilizada por meio de uma adequação de carga-horária, com a perspectiva de viabilizar o “um terço” até o fim do segundo semestre, quando o município terá ciência do resultado da execução fiscal do quadrimestre, de acordo com a lei de responsabilidade fiscal.

Nesta preparação, o Sindsep propôs a criação de um grupo de trabalho (GT) entre Sindicato e Prefeitura, para refletir cada passo, tendo em vista resguardar os professores da cidade dos desdobramentos da demanda e assegurar o que preconiza a Lei Nacional do Piso do Magistério.

Sendo assim, nesta etapa de readequação, Caucaia, que tinha a carga-horária máxima nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, realizará a  redução nas mesmas com alguns profissionais, sem prejudicar currículo e de acordo com a legislação. Com isso, parte dos profissionais terão uma “sobra” de até 20 horas fora de sala de aula, sem atividades específicas. O secretário confirmou que não haverá nenhum prejuízo para os educadores, que, inclusive, permanecem nos mesmos locais de trabalho de origem.

Foi confirmado ainda que não haverá, por hora, modificação na disciplina de educação de física e qualquer mudança virá depois de setembro.