Nesta terça feira, 28 de novembro, o Sindsep Caucaia realizou o seminário A resistência da População Negra – Década Afrodescendente com a presença de pesquisadores, servidores e movimentos sociais.
As palestras do encontro foram proferidas pela Professoras Sandra Petit do Nace – UFC e por Luís Bernardo, militante e um dos idealizadores da Rede de Economia Solidária Kilofe. Na ocasião, os debatedores dialogaram sobre os desafios históricos impostos pela descriminação racial e o racismo estrutural da sociedade, que naturaliza violências e subalternidades.
O Seminário também abordou a dimensão da ancestralidade e da religiosidade afro-brasileiras como elementos de resistência. Tudo isso nas perspectiva de combater o racismo e a discriminação, infelizmente ainda tão presente, sobretudo nas redes sociais.
A atividade faz parte de uma série de ações sociais transversais realizadas pelo Sindsep, que tem levado para os servidores públicos e para a sociedade em geral de Caucaia a necessidade de construir e ampliar a cidadania de diversos sujeitos sociais.
Destaque ainda para a apresentação do Grupo Filhos da Nação, conjunto de Caucaia, que realizou um cortejo de recepção dos convidados do evento, percorrendo os principais espaços externos da Secretaria de Educação da cidade, cujo auditório foi palco do seminário. A apresentação cultural teve como inspiração a religiosidade e a estética negra e encheu de axé a atividade.