Valorização do núcleo gestor das escolas de Caucaia é pauta de reunião do Sindicato na SME

O Sindsep Caucaia participou, na última sexta-feira (26/11), de uma reunião na Secretaria Municipal de Educação (SME) para debater sobre a valorização do núcleo gestor das escolas municipais. No encontro, estiveram presentes o secretário da pasta Sergio Kobayashi, junto de sua equipe técnica, a Comissão de Gestão de Carreira, que analisa as progressões do magistério, além de algumas diretoras escolares.

A pauta principal da reunião foi a gratificação de estímulo aos gestores, que já vem sendo debatida há um tempo pelo Sindsep por está defasada. Segundo o secretário, a gestão municipal já realizou uma reunião estudando aumentar o valor da gratificação em quase 100%. Kobayashi alegou também que a prefeitura vem buscando meios jurídicos para garantir que os professores não percam a regência de classe, quando assumirem cargo no núcleo gestor, seja na coordenação ou na direção. Além disso, foi discutida a possibilidade de os 2% das progressões salariais incidirem sobre o valor da gratificação desses gestores.

“Sabemos da grande responsabilidade que assumem os gestores escolares. Abrimos esse diálogo com o secretário com o intuito de garantir valorização desses profissionais. As pautas foram apresentadas e vamos acompanhar. O Sindicato fará a cobrança desta reivindicação justa”, destaca a dirigente do Sindsep e presidenta da Fetamce, Enedina Soares.

OUTRAS PAUTAS REIVINDICADAS

As reformas de escolas municipais, a entrega dos notebooks aos professores e a oferta de cursos de capacitação, mestrado e doutorado também foram pautas levantadas na reunião.

Sobre as escolas que precisam de reparos, foi informado que nesta primeira semana de dezembro serão efetivados 70 trabalhadores, divididos em quatro equipes, para fazer os consertos necessários. Já os prédios que necessitam de grandes reformas, seguirão encaminhamentos anteriores de equipes já estabelecidas.

Quanto à entrega dos notebooks aos professores, a previsão é que tenha início a partir de Janeiro de 2022. O secretário afirma que, neste momento, a empresa que ganhou a licitação tem recebido uma grande demanda para abastecer as lojas e os consumidores em geral. Por isso, o atraso na entrega dos equipamentos para a prefeitura. O plano, porém, é que 3.800 notebooks sejam entregues até março de 2022.

Por fim, os programas de capacitação, anunciados pelo prefeito no primeiro semestre, devem acontecer após a gestão municipal firmar convênio com duas fundações. Uma delas será a responsável pelos cursos de mestrado e doutorado.

“Outro ponto que reafirmamos é sobre o planejamento dos professores que continua domiciliar. O Sindsep tem feito o diálogo com a secretaria para garantir melhores condições de trabalho para os servidores da educação. Temos tratado tanto de reivindicações menores quanto de demandas maiores, que são cobradas pela categoria. Temos feito o trabalho de cobrar e negociar com a gestão municipal. Mas destacamos que é a luta coletiva que garante a conquista de direitos”, ressalta a vice-presidenta do Sindsep Caucaia, Karla Bessa.