Sindsep participa de reunião na SME junto de professores e funcionários da escola Andre Camurça

O Sindsep Caucaia esteve hoje (15/09) junto dos professores e funcionários da Escola Monsenhor Viana Andre Camurça em reunião na Secretaria Municipal de Educação. O motivo do encontro foi o incidente ocorrido no dia de ontem, onde a escola foi invadida e funcionários tiveram seus pertences roubados. A reunião aconteceu com o Secretário Executivo, Ricardo Morel, que se comprometeu a repassar todas as demandas do sindicato e dos professores ao Secretário de Educação Sérgio Kobayashi, que não estava presente.

A questão mais importante abordada foi a infraestrutura da escola, que precisa ser adequada para garantir a segurança dos professores, funcionários e alunos. Foi pontuado primeiramente que os muros da instituição, que são muito baixos, precisam ser aumentados, o que o secretário executivo garantiu que iria solicitar. Também foi pedido que ocorresse a instalação de uma cerca elétrica e de câmeras de segurança. Morel afirmou que iria ver a possibilidade com a empresa responsável pela reforma que ocorreu recentemente na escola.

Foi solicitada uma reunião imediata com a SME na escola, com o objetivo de tranquilizar os pais, alunos,  funcionários e professores da instituição. Também foi pedido que a secretaria publicasse uma nota sobre o ocorrido, com o mesmo intuito. O secretário executivo Morel garantiu que até o final da tarde entrará em contato para confirmar a reunião, que deverá acontecer amanhã.

O Sindsep pontua que disponibiliza de atendimento jurídico para os filiados, e os servidores que se sentiram lesados pelo o incidente ocorrido na escola Andre Camurça podem marcar atendimento para ver com o advogado o que pode ser feito a fim de compensar os danos sofridos. O atendimento deve ser agendado pelo whatsapp (85) 9.8892-7994 ou pelo telefone (85) 3342.2324.

Além do incidente do dia 14, e da questão da segurança na escola, a reunião tocou em outras questões. Uma delas, que já havia sido mencionada em relatório técnico feito pelo Sindsep para a SME, foram os ar-condicionados da escola, que foram instalados durante a reforma recente mas não podem ser ligados. Morel informou que foi solicitado à Enel, a mudança da rede de energia da escola para a rede trifásica, que é necessária para atender o consumo maior de energia ocasionado pelos ar-condicionados. Até o momento, porém, a Enel não deu nenhum retorno e não há previsão de quando os aparelhos poderão ser ligados. Também foi falado que estão sendo instalados defletores de acrílico para melhorar o uso dos aparelhos.

Outra questão pontuada foi a falta de autonomia que vem sendo percebida pelo núcleo gestor da escola. Sobre esse ponto, uma reunião será marcada com a secretária executiva pedagógica, Débora Teixeira, com a participação do núcleo gestor e alguns professores e funcionários da escola.

O Sindsep Caucaia reforça seu apoio aos profissionais da Educação, de quem está sempre do lado reivindicando melhores condições de trabalho. Toda solidariedade aos servidores da Escola André Camurça, e que toda essa insegurança possa ter um fim.